Que é Meditar?
- Aurelia

- 18 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Um encontro consigo mesmo.

È uma prática que com um conjunto de técnicas tem como objetivo treinar a atenção. Meditar se origina da palavra latina “mederi” que significa “tratar, curar, dar atenção médica a” ; em pali o a meditação é chamada de “bhavana” com significado de “cultivo”. Me agrada muito esta significação pois realmente meditar é um cultivo, aquele treinamento onde está subjacente uma amorosidade para objeto da meditação (atenção) e para mim mesmo que estou praticando.Sua origem se remota as tradições orientais (budismo,yoga, taoísmo) mais também se referem a práticas adoptados por outras tradições como o islamismo, cristianismo, xamanismo, etc.
Meditar generalizando , pode ser considerado uma reflexão, pensar sobre ou refletir mais sempre implica uma atitude de introspecção para tratar algo e especialmente a mim mesmo.
O princípio da meditação é muito simples. Acredite que com certeza você já experimento
situações onde o barulho cessou, os ruídos do exterior foram minimizados e seu coração acalmou-se e sentiu paz. Você estava meditando e não sabia que era essa tranquilidade que estava apropriando-se de seu ser.
A meditação pode ser um “monstruinho” para as pessoas mais agitadas e quando falamos de meditar o primeiro impedimento além do “não sei” é “essa coisa não é para mim de ficar quieto em lótus – ou vai saber em que posição todo entrelaçado - e não consigo..."
Meditar pode ser ficar somente observando as reações produzidas no meu corpo no instante em que decido respirar e aquietar meu mental. Como a mente, mente; um acúmulo de toxina mental se manifesta e a pessoa fica inquieta, achando que não está conseguindo entrar em “concentração”. Mais a meditação não é concentração. Essa concentração de franzir as sobrancelhas tentando exprimir alguma visão daquele famoso Terceiro Olho – que não enxergo e tampouco sei a ciência certa onde está- e onde o esforço é a premissa básica.
A Meditação é conexão própria com o Divino que há em mim. E se eu sou um cético com meu ser mais elevado em um plano de paz que desconheço durante meu cotidiano. Essa ligação com profundos estados de paz e de consciência trará inúmeros benefícios: sensação de bem estar, de maior capacidade para interagir na vida familiar e professional, melhora da memória, rejuvenescimento do corpo físico, ampliação da resiliência, aumento de sentimentos como compaixão e amor pelos outros – comprovado todo isto amplamente por estudos científicos com pessoas que habitualmente meditam.

.png)





Comentários