top of page

Breve introdução ao Reiki

  • Foto do escritor: Aurelia
    Aurelia
  • 18 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de jul. de 2019



O Reiki é uma técnica de cura trazida a luz por o Mikhail Usui  no finais do S.XIX e  começos do  Século  XX ao Japão.  As raízes tem origem nos  manuscritos do Budismo Shintoísta, mas somente depois de um retiro espiritual de 21 dias , foi redescoberto pelo Mestre Usui . No  Occidente   sua difusão  realizou-se  através da linhagem  do Mestre Chujiro Hayashi  (aluno direto do Usui),  e Hawayo Takata   A Sra.Takata recebeu sua iniciação como mestre em 1938 ou seja  podemos dizer  que este processo de expansão no Ocidente  aconteceu a partir da década do 40’.


Principios Reiki :

Só por hoje, não te preocupes.

Só por hoje, não sintas raiva.

Só por hoje, honra teus pais, mestres e anciãos.

Só por hoje, ganha a vida honradamente.

Só por hoje, sente gratidão por todo ser vivo


O método de imposição das mãos é utilizado em muitas culturas e tradições xamânicas desde tempos antiquíssimos.  O Reiki difere  de outras tradições por  utilizar uma serie de símbolos apresentados ao  Mestre Usui , assim como a utilização de  outros símbolos que foram incorporados pelas  diferentes escolas  de Reiki que existem no Mundo hoje.  É  um sistema de restauração de padrões de saúde  que principalmente recorre à capacidade de auto-cura do corpo. Existe um emissor (terapeuta) e um receptor (cliente).  Entre eles, o caminho de manifestação  dos símbolos (desde o emissor) e a recepção desta linguagem no corpo do receptor.  A energia  própria do emissor  não é  utilizada e sim acessado o Chi , Qui ou Ki do Cosmos ou Tao.  O ReiKi tem seu próprio conhecimento  e  “lê” o corpo  -sabemos pela Física que Energia é igual a Informação-  conseguindo  decodificar  que está acontecendo no ser do receptor.  Essa “leitura” ao mesmo tempo é a cura. Nesse intercambio de energia é “colocada” energia nova e saudável  e também reativada ou lembrada  a capacidade do próprio corpo de  se curar.   No entanto  não devemos esquecer  que quando falamos de “corpo” estamos falando dos corpos que integram nossa unidade  humana ( corpo físico, etérico, mental , emocional, multidimensional, etc.)


A aplicação de Reiki ao paciente é muito simples. Durante um tempo de aproximadamente uma hora ( às vezes menos, outras um pouco mais) se aplicam  em áreas predeterminadas , os símbolos desenhados com as mãos.  Geralmente se aconselha um número de quatro sessões  para ir-se aprofundando a cura nos diferentes níveis e também para se estabelecer um feedback do cliente ao terapeuta dos resultados que o Reiki teve durante essas sessões. No transcurso do tratamento  o terapeuta facilita assim orientações referidas ao  feedback que o cliente realize . A  quantidade  de sessões depende da disponibilidade e comprometimento do cliente e as orientações estão em proporção direto da experiência e conhecimento do terapeuta.


Existe também a possibilidade de aprendizagem desta técnica e tradição. Os cursos de Reiki podem ser grupais ou individuais. Geralmente se fala de três níveis e o Mestrado, ou de três níveis sendo o último divido em A e B. Os três primeiros  graus permitem a auto aplicação e aplicação aos demais (humanos, animais, reino mineral e  objetos ). Somente o grau de Mestre (ou 3ºB) permite o ensino e iniciação de outros aprendizes. Estes símbolos atingem o fenómeno de Não localidade e Não Espaço por o qual se descrevemos a sua aplicação como de Cura Vibracional ou Quântica,  estaremos expressando-nos corretamente.







Comentários


bottom of page